Para facilitar a solução das dúvidas mais comuns, preparei uma relação delas, com as respectivas respostas. À medida que novas forem surgindo ou que as já lançadas precisem de algum ajuste, vou atualizando este documento.
Obrigado.
PERGUNTAS COMUNS
ACESSO
- Como posso acessar o sistema Autos Web ?
Veja instruções NESTE LINK
- Posso acessar de qualquer local ou apenas do trabalho ?
De qualquer local. É só digitar o endereço do sistema.
- Preciso usar algum browser específico ?
A princípio, a orientação do Tesouro é para o IE (Internet Explorer), mas tem funcionado com Google Chrome também. Não usar Mozilla ou outro navegador.
- Ainda tenho minha senha da época em que o sistema foi disponibilizado para uso pelos FAEs. Posso usá-la ?
Sim. Caso não se lembre dela, use o link "esqueci a senha", ao lado do campo senha.
- Qual a senha padrão para o primeiro acesso ?
A1234567. Após o primeiro acesso, deverá ser trocada.
- A senha pessoal pode conter letras e números ou só letras ou só números ?
Sua senha deve conter letras e números e ter 8 caracteres.
- A senha precisa ser mudada periodicamente?
Ficando sem acessar o sistema por mais de 90 dias, a senha será bloqueada.
- O que devo fazer para desbloquear minha senha ?
Entrar em contato com o supervisor do respectivo órgão, que normalmente tem poder para fazer o desbloqueio.
- Esqueci minha senha, o que devo fazer ?
Ao lado do campo para digitação das senha, há o link “esqueci a senha” para recuperação.
- Existe uma senha genérica só para consultas ?
Não. O acesso é por senha pessoal.
- Posso logar no sistema em mais de um ponto ?
Não. Apenas em um ponto por vez.
- Há um manual do sistema para consulta ?
Sim. Após acesso, pode ser visualizado NESTE LINK
- A que órgão vou estar vinculado no Autos Web ?
Cada FAE estará vinculado ao seu respectivo órgão, que pode ser uma das GRLFs ou a CLF.
- Fui transferido de órgão. Como devo proceder para passar a lavrar AIs pelo novo órgão ?
Será preciso solicitar a transferência de órgão ao Tesouro Municipal (tel 29763800)
- No Google Chrome, aparece a mensagem "Você precisa configurar browser para aceitar cookies". O que devo fazer ?
. selecione Opções (os 3 tracinhos no canto superior direito da tela)
. nas opções que aparecem, clique em "configurações".
. na nova tela, embaixo, clique em "Mostrar configurações avançadas".
. em seguida, clique no botão "Configurações de Conteúdo".
. em cookies, marcar "permitir a configuração de dados locais (recomendado)"
. em seguida, clique no botão "Concluído", no canto inferior direito da janela.
PERMISSÕES DE USUÁRIO
- Quem atribui as permissões aos usuários ?
O supervisor de cada órgão.
- Não tenho permissão para lavrar Auto. O que devo fazer ?
Solicite permissão ao supervisor do próprio órgão.
- Sou supervisor do meu órgão e não me lembro da minha senha. O que devo fazer ?
Entrar em contato com o Tesouro (29763800) ou com o Help Desk da Fazenda (25994747) para solicitar limpeza da senha.
- Sou supervisor do meu órgão e estou bloqueado no sistema. O que devo fazer ?
Entrar em contato com o Tesouro (29763800) ou com o Help Desk da Fazenda (25994747) para solicitar desbloqueio.
FUNÇÕES DO SISTEMA
- Posso gravar um auto para lavrar mais à frente ?
Sim. Use a função “Incluir AI” para gravar, e a função “Imprimir AI” para lavrar.
- O sistema tem um cadastro de pessoas físicas ou jurídicas autuadas, como no sistema das IRLFs ?
Não. É possível pesquisar AIs já cadastrados a partir de um nome, CPF ou CNPJ e, encontrado um Auto, copiar os dados do contribuinte.
- É possível fazer importação de autos, como se fazia antes ?
Não. Somente lavratura direto no sistema Autos Web.
- Como posso lavrar um AI ? Não vejo essa opção no menu de funções ?
Utilize a funçao IMPRIMIR AI.
- Como saberei o número do AI que vou utilizar ?
O número do AI será automaticamente fornecido pelo sistema, através da função INCLUIR AI. A lavratura, no entanto, com a gravação dos dados do AI na base do Tesouro, se dá pela função IMPRIMIR AI.
- Posso reservar um número de AI para lavrar um Auto em data futura ?
O número do AI será gerado pelo sistema no momento em que o usuário usar a função INCLUIR AI e salvar os dados digitados ao final. A lavratura, porém, através da função IMPRIMIR AI, poderá ser feita em data futura. Observe, contudo, que a data da lavratura não poderá ser retroativa, ou seja, não será possível lavra um auto com data anterior à do dia da lavratura.
A função IMPRIMIR AI envia os dados do AI para a base do Tesouro.
A função INCLUIR AI apenas grava os dados digitados, não os enviando para a base do Tesouro.
- Como faço para lavrar os editais ?
Os editais terão que ser lavrados por fora do sistema, sem vínculo com o mesmo.
- Percebi que a numeração dos autos lavrados não é sequencial. Há algo errado acontecendo ?
Como todos os usuários estão vinculados à CLF no sistema, independente em que órgão estejam, a numeração será distribuída sequencialmente a todos, à medida que os autos forem lavrados. Por isso, pode ocorrer descontinuidade nos números dos AIs lavrados em um mesmo órgão.
O Tesouro aloca à CLF faixas numéricas de AIs de 50 números contíguos.
IMPRESSÃO DO AUTO
- no Google Chrome, após executar a função IMPRIMIR AI, aparecerá na tela a imagem do auto, mas possivelmente sem nenhuma barra de ferramentas para ajustar as margens. Nesse caso, clicar com o botão direito do mouse e, na janela de opções que aparecerá, clicar em "imprimir"e, depois, na nova janela, clicar em "+ definições".
Em seguida, na opção "Margens", selecionar "personalizado".
Para que na impressão do Auto a palavra AUTO DE INFRAÇÃO saia no topo e o código de barras no rodapé da primeira página, a sugestão seria usar as seguintes medidas de margem:
esquerda 18,5mm, superior e inferior 7,5mm e direita 10,5mm. Possivelmente, o mesmo deve acontecer para quem está usando o IE, mas precisa ser experimentado.
Uma vez executada a função IMPRIMIR AI, mesmo que o auto não seja impresso, por problema com a impressora, por exemplo, para reimprimi-lo será preciso executar a função REIMPRIMIR AI.
Para que um AI seja reimpresso deve atender algumas condições:
- não cancelado
- não pago
- não parcelado
- não estando na Dívida Ativa
- não possuir recurso